quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Poluição visual ?



Como na maioria dos centros das ciades, votuporanga tambem tem uma sobrecarga de propagandas e fachadas, nomalmente chamadas de “poluição visual”.

Mas, sera que esta “poluição visual” não pode ser clasificada como uma paisagem?

Pois é esta a pergunta que me intriga...

Se a definição de paisagem é:
“A paisagem é portanto construída a partir da síntese de todos os elementos presentes neste local e sua apreensão se dá pela imagem resultante dela (uma definição tradicional da paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar). Uma paisagem é o mesmo que um espaço, é tudo que posso ver ao meu redor, isto é, tudo o que posso ver numa extensão ou espaço.”
Trecho retirado do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem

Então podemos sim dizer que esta “poluição visual” é uma paisagem, característica de grandes cidades (como Votuporanga).

Podemos concluir que, a vegetação que existia nesta área (centro da cidade) fazia parte de uma paisagem natural, que farão derrubadas para dar espaço a um outro tipo de paisagem, característica das cidades, mas que não deixou de ser uma paisagem.

No entanto foram criadas áreas onde esta paisagem natural é preservada (dentro das cidades) estas áreas são chamadas de praças, parques ou bosque, que geralmente é utilizada como área de lazer.
Portanto nosso verde não deixou de existir no centro das cidades, ele só foi “reorganizado” em determinadas áreas estratégicas, para que ele não fosse exterminado e nem prejudicasse o surgimento de novas paisagens.

Um comentário:

tchem disse...

Bruno, o que mais me chama a atenção é a sua necessidade de explicar o que seria uma paisagem. E isso é o interessante em seu trabalho e não mais apenas sua preocupação com a falta de vegetação na cidade. Pois uma está na outra. O que é ou se tornou essa paisagem na cidade de Votuporanga é o que interessa. Pois a paisagem de certa forma é um paradoxo, bela e feia, suja e límpida, velha e nova, artificial e natural. Penso que seu entendimento do trabalho e da cidade começaram a ficar mais claro. Pesquise mais sobre qual a natureza dessa paisagem - o que ela te faz pensar, sentir; para quem é essa paisagem, quem a usufrui, como e por que?
abraços